sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Festejo do Tambor Mineiro


Cultura, religiosidade, dança e batuque. Esses são os ingredientes da contagiante mistura da manifestação popular Festejo do Tambor Mineiro. O evento, que celebra a cultura afro-brasileira e promove interação, diversidade e muita música ao ar livre, será realizado no bairro Prado, região Oeste de Belo Horizonte, 16 de agosto, às 10h. Ao som dos tambores, o público poderá curtir o espetáculo em dois quarteirões da tradicional rua Ituiutaba. Este ano, o ingresso de entrada será um quilo de alimento não perecível, a ser doado para as Guardas do Congado que se apresentarem no evento.

A comemoração, idealizada pelo multiartista Maurício Tizumba, é promovida anualmente desde 2003, e visa a valorização e divulgação da cultura afro-mineira e do Congado de Minas Gerais. A atração espalha alegria pelas ruas e envolve a plateia que, em 2008, reuniu mais de 10 mil pessoas, público esperado para 2009. O cortejo reverencia a cultura africana, celebrando o resgate da identidade cultural negra. “O Festejo é um evento de valorização do tambor mineiro e um momento em que se pretende quebrar preconceitos e fazer com que as pessoas aprendam a conviver com as diferenças”, afirma Tizumba.

Nesta edição, as atrações artísticas que encantarão os espectadores serão compostas por 10 Guardas de Congado, artistas e grupos Mineiros. Entre eles estão Sérgio Pererê, Benjamin Abras Babilak Bah, Moçambique Velho Africano, Guarda de Congo Feminina de Nossa Senhora do Rosário, Guarda Vilão Santa Efigênia, Guarda de Caboclo São Jorge e Mauricio Tizumba. O evento conta com o patrocínio da empresa Contax, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e do Banco Mercantil do Brasil pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. A realização é da NAPELE Produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário